Tribulus Terrestris: Benefícios, Para Que Serve e Como Tomar

0
221

Conheça agora tudo sobre Tribulus Terrestris! Seus benefícios para a musculação, libido, e como tomar para maximizar seus efeitos.

tribulus terrestris

Está procurando um método natural para aumentar os níveis de testosterona? Conheça a Tribulus, uma erva daninha que tem ajudado homens com baixa testosterona a normalizar seus níveis.

Atualmente mais promovida como afrodisíaco natural, é junto com a Maca Peruana um poderoso aliado no aumento da testosterona. Existem estudos que conectam ambos produtos naturais na melhora da performance durante o treino.

Mas antes de conhecer os benefícios da Tribulus Terrestris na musculação, vamos falar um pouco sobre ela. Afinal, antes de investir seu tempo e dinheiro com suplementos em pó de tribullus, deve saber se é bom mesmo!

O que é e para o que serve Tribulus Terrestris:

Tribulus Terrestris (ou Videira da punctura) é uma erva daninha que cresce em climas quentes e tropicais, mais comum no sul europeu e asiático.

Ela serve e vem sido usada por anos no tratamento de diversas moléstias, que você irá conferir mais abaixo. Mas só tornou popular no Brasil e no mundo após a descoberta de seu poder afrodisíaco. O que a deu o nome de Viagra Natural.

Estudos científicos de seu uso como anabolizante natural ainda são inconclusivos. Porém, seus efeitos no crescimento muscular não foram totalmente rejeitados. Devido a isso, os efeitos da Tribulus na musculação são apenas os de aumentar a estamina durante os treinos.

Apesar da ciência dizer que a erva daninha também conhecida com “abrolhos” não tem relação com ganho da massa muscular, mas vários marombeiros juram de pés juntos que sim. Estes recomendam o uso do suplemento de tribulus não somente para dar energia nos treinos, mas também aumentar a musculatura.

Quem está certo afinal? Os marombas com seu “broscience” ou os cientistas de verdade? Veremos mais a frente, pois a maioria dos testes clínicos foram por pouco tempo. Um teste com maior duração pode mostrar que a tribulus terrestris pode sim ajudar a crescer fibras musculares (não é água com músculo).

Videira da punctura

Tribulus Terrestris Benefícios e Usos:

  • Problemas renais (incluindo pedras nos ruins e dores ao urinar)
  • Para tratar disfunção renal conhecida hoje por insuficiência renal crônica
  • Como uma pílula diurética (aumentar a urinação)
  • Problemas de pele (eczema, dermatite, psoríase, etc)
  • Para tratar problemas sexuais masculinos (disfunção erétil, espermatorreia)
  • Aumentar a libido (desempenho sexual)
  • Para problemas circulatórios e cardíacos (dor no peito, pressão alta, colesterol alto, anemia)
  • Auxilia no controle de problemas no trato digestivo (cólicas, gases, prisão de ventre, e expelir vermes parasitas)
  • No tratamento da dor e inflamação na boca (estomatite) e dores de garganta
  • No tratamento do câncer (especialmente tumores na cavidade nasal)

Como se pode ver os benefícios são muitos, e ao contrário do que muitos imaginaram, Tribulus Terrestris não aumenta a pressão sanguínea arterial.

Mulheres usam a erva tribulus para tonificar os músculos antes do parto, para causar um aborto, e estimular o fluxo de leite.

Seu uso também já foi registrado no tratamento de gonorreia, doenças do fígado (hepatite), inflamações, reumatismos, hanseníase, tosses, dores de cabeça e tonturas (vertigem), síndrome da fadiga crônica (SFC), e para melhorar o desempenho atlético. Também é usado para estimular o apetite, como adstringente, tônico e melhorador do humor.

Muitos acham que a Tribullus Terrestre é um anabolizante por conta do seu ativo químico, a protodioscina, parente do anabolizante DHEA (Dehidroepiandrosterona). Mas a verdade é que entre fisiculturistas que usam esteroides, sua popularidade está em ser usado como repositor de testosterona na terapia pós-ciclo.

Tribulus Terrestris Bula: Efeitos Colaterais e Contraindicações

Quando tomado da forma recomendada, ela não tem efeitos colaterais ou negativos. Mas é contraindicado para mulheres grávidas sem recomendação médica, pois é abortivo.

Os problemas aparecem quando não são obedecidos os ciclos, e a dosagem diária máxima recomendada. Caso isso aconteça, você poderá notar os seguintes efeitos negativos:

  • Sensação de calor
  • Inquietação, principalmente a noite causando insônia (aumenta os níveis de energia, devido a isso, só deve ser tomada durante o dia ou antes de alguma atividade física).
  • Taquicardia, é normal que isso aconteça com algumas pessoas. Caso isso te incomode, diminua a quantidade ingerida, ou cesse o uso.

É importante ressaltar que as informações aqui contidas não substituem a informação passada pessoalmente por um médico ou profissional de saúde. Disponibilizamos essas informações apenas para fins educativos.

Como Tomar Tribulus Terrestris? Antes ou Depois do Treino?

tomar terrestris antes depois treino

Para obter o melhor resultado possível, você deve obedecer ao ciclo da Tribulus Terrestris para não haver problemas como efeitos colaterais e redução dos benefícios.

Veja um exemplo de ciclo:

  • Consumir o equivalente a (750 mg – 1250mg) ao dia, não mais do que 1250mg por dia.
  • Tomar por 3 meses (9 semanas)
  • Após os 3 meses, parar de tomar de 2 a 4 semanas.
  • Retorne a dose que tomava antes de parar, e tome por mais 3 meses
  • Pare de tomar novamente, e repita o ciclo…

O suplemento em pó ou cápsulas devem ser tomadas sempre durante o dia. Isso é para evitar problemas como inquietação e falta de sono à noite.

Caso você treine a noite, não terá problema em tomar tribulus terrestris 40 minutos antes de treinar. Pois, a energia que ele irá prover, será toda usada no seu treino.

Após o treino, deve-se alimentar para hipertrofia normalmente. Exemplo, tome um shake proteico ou coma alimentos ricos em proteínas em conjunto com carboidratos.

Para aumentar a libido e desejo sexual, doses entre 200-450mg por dia já são suficientes.

Onde Comprar Tribulus Terrestris e Considerações Finais

Além do extrato puro encontrado em casas de produtos naturais, você pode comprar tribulus terrestris em pó ou cápsulas pela internet (veja menor preço). Fique atento(a) a concentração indicada no lacre, pois existem versões de 500mg à 1000mg.

Em algumas farmácias de manipulação também pode ser encontrada para encomenda. Porém, vá em uma de confiança, já que é um produto fácil de ser falsificado.

Outra forma de conseguir uma dose recomendada, é através de suplementos para aumentar a testosterona. Alguns desses já contém maca peruana e tribulus, tornando mais cômodo e com melhor custo benefício do que comprando ambos separados.

Como se pôde ver nesse artigo, Tribulus Terrestris é bom o suficiente para ser adicionado na sua suplementação. Embora seus pontos fortes estejam mais fortemente ligados ao aumento da fertilidade em homens e mulheres, ele fornece mais energia durante os treinos. E devido ao preço acessível, não será o suplemento mais caro na sua prateleira.

Já toma tríbulo terrestre? Deixe seu comentário abaixo com sua experiência pessoal!

Referências:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18068966

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17530942

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10861339

Wikipedia

WebMD

Deixe uma resposta