Qual a Quantidade de Proteína que o Corpo Consegue Absorver?

0
3041
proteinas
Proteínas de origem animal tem maior absorção pelo nosso organismo!

Essa é uma questão pertinente que iniciantes e até veteranos da academia se pergunta. Afinal, o corpo absorve toda a proteína que consumimos durante o dia e usa na reconstrução muscular? Ou apenas parte dessa proteína é consumida e o restante eliminado pelo corpo através da urina?

Para responder essa pergunta nós da equipe Super Hipertrofia pesquisamos em diferentes sites médicos sobre o assunto. O que acontece com a proteína que consumimos para ficar com músculos maiores? E a resposta é óbvia!

Para não tornar a leitura chata, não vamos detalhar demasiadamente com termos científicos, apenas o que lhe interessa. Como o seu objetivo é atingir aumento muscular, você poderá consumir proteínas durante o dia e seu corpo irá regular a velocidade com que essa proteína é absorvida.

Uma porção de 10gr a 50gr de proteína de origem animal consumida, é quebrada em aminoácidos e 90 a 95% são utilizados pelo nosso corpo. Se você consumir uma quantidade maior de proteínas, o organismo libera um hormônio digestivo denominado CKK. Que desacelera as contrações intestinais, fazendo com que o organismo tenha mais tempo para metabolizar a proteína ingerida.

Mas qual a quantidade de proteína nosso corpo consome em gramas?

Nosso corpo digere entre 1.3gr a 10gr de proteína por hora. Em um estudo foi feito em setembro por pesquisadores da Journal of the American Dietetic Association. Observou-se um aumento de 50% na síntese proteica nos músculos, se proteína for consumida após exercícios físicos. No estudo foi usado 113gr de bife magro, mas não é segredo que proteínas puras encontradas em Whey isolado e hidrolisado são absorvidas mais rapidamente. Enquanto as proteínas da caseína e de origem animal são absorvidas mais lentamente.

O que encontramos de interessante é que grande parte da proteína será absorbida no intestino delgado. E o mesmo irá estocar parte desses aminoácidos provindos da quebra da proteína para manutenção dos tecidos dessa região, principalmente as proteínas de origem animal. E de acordo com a mesma pesquisa citada acima, seus músculos não irão se beneficiar se você consumir mais de 30gr de proteínas de uma só vez.

As quantidades de proteínas para uma pessoa sem atividade física variam de acordo com o gênero e nível de atividade. Mulheres e homens com baixo nível de atividade física devem consumir 46gr e 56gr, respectivamente. Já atletas de força e performance são recomendados de 84gr a 119gr para homens, e 66gr a 94gr para mulheres, números dados pela Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos.

Como nosso objetivo é aumento muscular, o que podemos tirar desse estudo é que devemos consumir pequenas porções de proteínas durante o dia, até 35gr. E, após os exercícios físicos (musculação por exemplo), consumir uma maior quantidade de proteína, já que a síntese proteica estará acelerada após atividade física.

Referências:

  1.  Munck BG, Munck LK Effects of pH changes on systems ASC and B in rabbit ileum . Am J Physiol. (1999)
  2.  Munck LK, et al Transport of neutral, cationic and anionic amino acids by systems B, b(o,+), X(AG), and ASC in swine small intestine . Comp Biochem Physiol A Mol Integr Physiol. (2000)
  3.  Munck LK Chloride-dependent amino acid transport in the small intestine: occurrence and significance . Biochim Biophys Acta. (1995)
  4.  Dave MH, et al Expression of heteromeric amino acid transporters along the murine intestine . J Physiol. (2004)

Deixe uma resposta