Inimigos da Hipertrofia: Porque Você Não Consegue Crescer

0
178

Treinando pesado, mas não consegue ganhar massa muscular? Descubra alguns dos motivos!

inimigos da hipertrofia

“Eu pego pesado! Vou na academia 3, 4, 5 ou até mais vezes por semana! Mas não consigo ganhar massa muscular! O que estou fazendo de errado?”

Você já deve ter conhecido alguém que segue uma rotina pesada de treinamentos, come proteína, tem disciplina. Mas, ainda assim não consegue ficar grande, nem perder gordura e definir.

Afinal, o que essa pessoa está fazendo de errado? O que está sabotando todo o esforço que ela faz na academia?

Primeiramente, é interessante entender que para ganhar massa muscular de qualidade e ficar mais forte, nem sempre precisa pegar pesado. E sim, treinar de forma inteligente!

Mesmo que você faça QUASE tudo certo, se você fizer UMA dessas coisas erradas, perderá o seu esforço e não crescerá como deveria.

Conheça agora quais são os inimigos da hipertrofia, e veja que crescer músculos não é somente treino pesado e dieta!

Você Treina Seu Ego

Mais importante do que colocar 70kg no supino, ou 300kg no legpress, é respeitar seus limites e fazer a execução correta. Treinar pensando em surpreender os amigos com o quanto você consegue levantar, não vai te deixar grande.

A não ser que você esteja treinando para ser o próximo Strongman (ou Woman), pegar muito peso irá recrutar outros músculos que não deveriam ser o foco. Força e hipertrofia, embora andem lado a lado, são treinos com finalidades diferentes.

Se seu objetivo é somente hipertrofia (crescer e definir), o importante não será o quanto de peso consegue levantar. E sim, o seu progresso ao longo do tempo. Se está sempre aumentando o peso naturalmente, sem exageros, então está havendo hipertrofia e aumento de força. O que nos leva ao próximo motivo do porque você não consegue ganhar massa muscular.

Má Forma ao Executar os Exercícios

A maioria das pessoas que entram numa academia, treinam sozinhas. Por isso, não aprendem como fazer os movimentos da forma correta. Seja por colocar mais peso do que consegue, só para impressionar ou não passar vergonha, ou porque realmente não sabem.

Fazer o movimento errado, não só mina seus ganhos, como também aumentam as chances de lesão. Aprender como executar os exercícios de forma correta é imprescindível para melhorar seus ganhos. Pois, com a forma certa, os músculos certos serão ativados (de forma isolada, ou não), e assim, poderão crescer.

Caso não saiba como executar os exercícios, confira nosso artigo sobre os melhores exercícios para hipertrofia. Nele, contém alguns exercícios e como executá-los da forma correta. Outra dica, é procurar pelo nome dos exercícios que você tem que fazer no Youtube.

Sono de Má Qualidade

Há alguns motivos para você não conseguir dormir 8 horas todas as noites. Seja qual for o motivo que você não consegue ter uma boa noite de sono, tente solucionar. Existem 3 peças fundamentais para o crescimento muscular, treino, alimentação e recuperação. Se negligenciar qualquer uma dessas você irá sacrificar seus resultados.

O HGH (Hormônio do Crescimento) é produzido somente durante o sono profundo. Então, mesmo que esteja dormindo várias horas, se está acordando frequentemente à noite, seu corpo não irá produzir a quantidade de HGH que seu corpo precisa para crescer os músculos.

sono

Pior do que isso é dormir menos de 6 horas por noite. Caso seja seu caso, saiba que ter menos de 6 horas de sono por apenas 2 semanas reduz a testosterona em 15%.

Se você não consegue dormir devido ao estresse, também deve procurar ajuda. O Cortisol, conhecido como hormônio do estresse, além de ajudar a acumular gordura no abdômen, tem sua produção aumentada na falta de descanso.

Não Segue o Descanso Certo Entre os Sets

Para emagrecer sem perder massa muscular, o treino de força é suficiente. Pode-se esperar alguns minutos entre cada set, e depois treinar até a falha novamente. Porém, se seu objetivo é aumentar a massa muscular, você precisa seguir o tempo de descanso a régua.

O único motivo para levar o celular para o treino, é para usar um cronometro e respeitar seu tempo de descanso.

40 segundos de descanso são QUARENTA segundos de descanso. Não 1min e 40seg, nem 3min.

Ter disciplina e treinar com foco é a melhor maneira de atingir seus objetivos.

Falta de Foco e Intensidade

Se você é uma das pessoas que levam o celular para a academia, e durante o descanso fica de papo no WhatsApp, está perdendo seu tempo. Sua atenção deve estar no movimento do seu corpo.

Distração é inimiga da perfeição. Por isso, caso se distraia facilmente, comece a prestar atenção na sua forma enquanto faz o treino. Mesmo que esteja correndo na esteira, esteja sempre atento ao seu corpo, nada mais interessa.

Quanto a intensidade, não quer dizer que tenha que encher de peso. Apenas treine em seu limite! Se você consegue fazer 3 séries de 12 repetições com 20kg no supino com certa facilidade, experimente com 24kg da próxima vez.

Devagar e sempre, é assim que o resultado aparece.

Não Se Hidrata

Nosso corpo é composto em grande parte por água, e é assim que são transportados os nutrientes no nosso organismo. Seu nível de hidratação afeta diretamente seus resultados e eficiência nos treinos.

Um corpo desidratado não consegue trabalhar de forma eficaz, não quebra nem absorve os nutrientes efetivamente. Sendo assim, os músculos não recebem o combustível que precisam para o treino, ou recuperação muscular.

Não Come o Suficiente

Para hipertrofia você deve comer mais, porém, comer mais do que seu corpo precisa! Isso não significa que você possa comer qualquer coisa, a qualquer hora. Uma dieta para hipertrofia é essencial para que você possa ganhar massa muscular sem acumular muita gordura no processo.

Sim, você irá ganhar gordura também, é inevitável. Mas é gerenciável a quantidade de gordura que você irá acumular. Dar preferência para alimentos ricos em proteína é uma boa maneira de evitar que ganhe mais gordura do que músculos.

Caso siga essa rota, tome bastante água! A proteína cria bastante estresse nos rins, e também sua quebra forma toxinas, que pode prejudicar sua saúde.

Você tem duas escolhas: aumentar sua massa muscular e perder definição, ou continuar definido(a) e manter sua massa nesse nível de definição. Aumentar 500 calorias além do que seu corpo precisa, é um bom início para aumentar a massa magra.

Conclusão dos Inimigos da Hipertrofia

Existem vários motivos pela qual muitas pessoas não conseguem massa muscular. Porém, esses são os motivos mais comuns, outros são relacionados ao treino, condição genética ou de saúde, falta de paciência, etc.

Saiba que um corpo de verão não é construído na primavera que o antecede.

Tenha perseverança, foco, e não deixe que pensamentos negativos te tirem do seu objetivo.

É fácil desistir quando os resultados não aparecem na velocidade que achou que viriam, mas nada que vale a pena é fácil conseguir.

Confira outros artigos em nosso site, em especial os treinos para hipertrofia (pernas, glúteos, braços e tríceps) e quais são os melhores suplementos para crescimento muscular e bons ganhos!

Deixe uma resposta