Glutamina: Para Que Serve e Qual A Melhor Para Comprar

Descubra tudo o que você precisa saber, e benefícios da glutamina para a saúde e hipertrofia.

glutamina para que serve, benefícios e melhor marca para comprar

O que é e Para Que Serve a Glutamina?

L-Glutamina é o aminoácido mais abundante no corpo. Em condições normais, nosso corpo produz a quantidade necessária para seu funcionamento. Porém, em condições de estresse (como após a musculação ou quando sofremos uma lesão), o organismo precisará de mais do que consegue produzir.

Grande parte está armazenada nos músculos, seguida dos pulmões, onde a maior parte é produzida, através do ácido glutâmico¹. Vitaminas B3 e B6 são necessárias para a sua produção natural.

A Glutamina serve para aumentar a imunidade, empoderar os intestinos contra micróbios e manter a integridade do trato gastrointestinal. Mas seu maior benefício está em auxiliar no processo de recuperação muscular.

Como pode ver, ela é um suplemento importante, mas sem notoriedade que deveria ter. Muitos iniciantes na academia e não conhecedores, pensam que whey protein e bcaa bastam para a hipertrofia e bom desempenho nos treinos.

Embora haja uma parcela de verdade nessa afirmação, todas as pessoas (inclusive não atletas) podem se beneficiar. Ela é uma excelente adição suplementar, pois ajuda na recuperação muscular pós-treino e fortalece o sistema imunológico, além de outros benefícios.

Quais os Benefícios da Glutamina Para Saúde e na Musculação?

A essa altura você já deve ter uma ideia dos benefícios para a saúde e musculação. Ela é essencial para recuperação muscular e fortalecimento da imunidade. Porém, mais do que isso, ela tem um papel importante em:

  • Regular os níveis do HGH (Hormônio do Crescimento)
  • Promover absorção de glicose pós treino
  • Melhorar a hidratação intramuscular
  • Reduzir o acúmulo de ácido com exercícios (regulando a acidez lática)
  • Ajuda no tratamento Síndrome do intestino irritável
  • Junto com outros medicamentos, ajuda portadores de HIV/AIDS a ganhar peso
  • Diminui as chances de gripes, resfriados e infecções em atletas e pessoas
  • Faz parte da suplementação de pessoas com câncer, e aliviar sintomas da quimioterapia

Em um mundo perfeito, a maioria das pessoas não precisariam suplementar. Pois, uma alimentação balanceada supriria todas as demandas necessárias para nosso corpo produzir l-glutamina. Porém, isso não acontece, sendo necessária a suplementação para a maioria dos brasileiros.

Principalmente quando está de dieta e há redução drástica na rotina alimentar. Se você está numa dieta com déficit calórico, em cutting, ou não tem uma dieta balanceada. Deve toma-la todos os dias.

Os alimentos que contém a maior concentração são: Repolho, espinafre e beterraba. Outras fontes podem incluir peixes, carnes, feijões e laticínios (queijo ricota, cottage, iogurte, leite).

repolho contem aminoacidos essenciais

Como Tomar Glutamina? Engorda? Têm Efeitos colaterais?

O consumo individual de aminoácidos em altas doses pode causar problemas na síntese de outros. Em alguns casos, altas doses de um aminoácido simples podem causar inchaço e diarreia. Isso acontece por conta das propriedades osmóticas dos aminos, mas isso não ocorre com a L-Glutamina.

Por ter alta taxa metabólica, até mesmo altas doses (até 30gr por dia) podem ser administradas, sem efeitos colaterais. Uma pessoa saudável se beneficiará de uma concentração de glutamina plasmática suplementando de 20-25gr num período de 24 horas.

É melhor aproveitada se tomada 3 vezes ao dia, antes das principais refeições. Muitos tomam antes de dormir, o que não faz diferença.

Posologias recomendadas:

  • 18 a 30gr por dia, via oral.
  • 10 gr 3 vezes ao dia, via oral.
  • 6 gr por quilograma corporal por dia (ex. uma pessoa com 80kg, tomaria 48gr por dia)
  • 14gr por dia em combinação com Arginina (BCAA) e Ácido beta-hidroxi-beta-metilbutírico (HMBcompre aqui) por até 24 semanas

Embora seja utilizada em conjunção com outros medicamentos para engordar pacientes portadores do vírus HIV/AIDS, tomar Glutamina não engorda.

Os efeitos colaterais do consumo regular não são percebidos em pessoas saudáveis. Não foi registrado efeitos adversos em pessoas que consumiram menos de 30gr por dia. Porém, alguns estudos usando altas doses de glutamina intravenosa, mostraram que pacientes tiveram aumento nas enzimas hepáticas (indicando estresse no fígado).

BCAA ou Glutamina?

Os melhores BCAA contém todos os aminoácidos.

Caso seu BCAA não contenha L-Glutamine, tome junto. Um não anula o efeito do outro, eles se complementam.

Contraindicações:

  • Diabéticos (as) (metabolização anormal)
  • Epiléticos (interação medicamentosa)
  • Pacientes com transtornos bipolares (interação com medicamentos)
  • Mulheres grávidas ou amamentando
  • Crianças menores de 10 anos
  • Pacientes com problemas renais, fígado ou Síndrome de Reye

Qual o Melhor Suplemento de L-Glutamina Para Comprar e Preço?

Você pode a encontrar na forma de L-Glutamina, em pó, cápsulas, tabletes ou líquidos. As vezes é incluída nos melhores whey protein.

No caso da glutamina em pó, 1 scoop de 5gr duas vezes ao dia já é suficiente. Ela não deve ser adicionada em bebidas quentes, pois o calor destrói a glutamina. Por isso é recomendado que a adicione o pó em água fria ou em temperatura ambiente.

A Glutamina em pó da REVNutrition é a mais vendida e com melhor custo benefício, e tem matéria-prima 100% importada. Você pode comprar na Netshoes com desconto clicando aqui. Esse pacote de 1kg é suficiente para 200 doses.

melhor marca para comprar
Essas são as melhores marcas para comprar. Caso esteja em dúvida, opte por qualquer um dos dois (em cápsulas, ou em pó).

Se procura a melhor e mais famosa marca do mercado, compre 300gr da Glutamine Pure (menor preço aqui), da Universal ou da ON (Optimum Nutrition) pelo menor preço.

Clique aqui para ver todas as opções à venda, e qual está mais em conta para seu bolso. O importante é adquirir 100% pura e isolada, lembre-se disso quando for comprar.

Lembre-se que uma alimentação adequada e musculação é fundamental para atingir seus objetivos. Seja ele emagrecer, ou crescer massa muscular. Não deixe de conferir nossos outros artigos, e aprenda como melhorar seu desempenho e ter resultados mais rápidos na academia.

Leia também: Qual o Melhor Whey Protein?

Referências:

http://www.umm.edu/health/medical/altmed/supplement/glutamine