Elixir de Inhame: O Que Você Precisa Saber

0
1261

Elixir de Inhame tem vários benefícios! Serve para limpar o sangue e até ajuda a engravidar! Saiba mais sobre ele agora!

Dioscorea villosa
Confira os principais benefícios e para que serve o Inhame Selvagem…

O inhame-selvagem (Dioscorea villosa), também conhecido como yam, wild-yam é um tubérculo assim como a Maca Peruana. Tem sido usado por centenas de anos por nativos devido a seus benefícios.

É um ótimo antiespasmódico, e por isso serve aliviar dores e cólicas menstruais, relaxar a musculatura, acalmar os nervos, aliviar dores, má circulação e neuralgia. Também é eficaz contra o estágio inflamatório da artrite reumatoide, e para cãibras abdominais e intestinais.

Todos esses benefícios acima são graças a diosgenina. Embora nosso corpo não tenha capacidade de converte-la, ela é ainda um fitoestrógeno. O que significa que mesmo nosso corpo não conseguindo converter em hormônio, a própria substancia faz isso.

Dessa forma, elixir de inhame funciona mesmo para mulheres pós-menopausa, com dores pré-menstruais e durante o período de TPM. Além da diosgenina ser eficiente para abaixar os níveis de colesterol e pressão sanguínea¹.

Se quer comprar inhame com alto índice de diosgenina, saiba que só encontrará nos elixires de inhame. Já que, para obter uma boa quantidade através da alimentação, o inhame goulart teria que fazer parte de sua dieta diária.

O elixir de inhame é a forma mais pura e concentrada desse tubérculo. É feito a partir do extrato da polpa do inhame, misturado com salsa e vitaminas (A, B6 e C).

Os frascos com o elixir de cor caramelada são encontrados à venda em sites especializados, ou em casas de produtos naturais. Sendo a marca mais conhecida a Elixir de Inhame Goulart de 250ml [compre aqui].

Para Engravidar e Fertilidade Feminina:

Os usos mais tradicionais foram para aliviar dores menstruais, mas tem eficácia na saúde reprodutiva feminina. Caso deseje aumentar as chances de engravidar, basta tomar o elixir de inhame diariamente, ou em pó nos alimentos. Este último, pode até ser adicionado a cremes e óleos vaginais.

Deve-se fazer uso do mesmo por ao menos 3 meses diariamente para que possa haver mudanças na fertilidade. Já que como todo suplemento, caso esteja em déficit, pouco a pouco ele irá regularizar os níveis hormonais de progesterona.

Estudos ainda não fizeram a ligação do uso de elixir de inhame com o aumento da fertilidade em mulheres. Existem outros suplementos naturais eficazes e cientificamente comprovados para melhorar suas chances de engravidar.

Serve para espinhas e furúnculo?

Acne, espinhas, furúnculos e outros problemas cutâneos são normalmente causados por impurezas no sangue. Seja causado por dieta ruim, radicais livres, falta de hidratação, etc.

Felizmente o inhame é um ótimo alimento depurador do sangue, seus compostos ajudam a limpar o sangue. Dessa forma, resolve o problema na raiz, sem necessidade de antibióticos e outros medicamentos com retenção de receita.

Para obter os efeitos desejados na limpeza da pele, deve-se fazer uso do elixir de inhame por vários meses. Já que muitas das vezes a causa está tão enraizada, que nas primeiras podem até piorar o quadro. Mas após algum tempo há de melhorar.

Caso seja problema hormonal (comum em mulheres) invés de impureza sanguínea, o inhame também tratará.

No combate ao câncer:

Em um estudo feito no Japão, um dos componentes do inhame (rizoma) mostrou ter efeitos antiproliferativos em células leucêmicas. Rizoma é responsável pela maior parte do composto que falamos acima (dioscina e diosgenina).

De acordo com um periódico americano de medicina chinesa, o extrato de inhame age como um fitoestrógeno leve, protegendo contra a proliferação de células cancerígenas na mama.

Mais estudos estão sendo feitos nesse quesito, então deve-se tomar esse benefício com cautela.

Abaixa o colesterol:

A diosgenina encontrada na raiz pode ajudar a aumentar o colesterol bom (HDL), e abaixar o colesterol ruim (LDL). Em um estudo feito durante uma semana em ratos, mostrou que a diosgenina suprimiu a absorção de colesterol. O que em retorno melhorou a taxa de colesterol HDL e LDL.

para que serve

Alivio a diverticulose intestinal:

Diverticulose são pequenas bolsas que formam na parede do intestino. Pacientes que sofrem com o problema sabem o quão dolorido é quando essas inflamam. O que resulta também em constipação, diarreia e em alguns casos febre.

Estimasse que entre 30 a 40% das pessoas acima dos 50 anos podem ter diverticulose. Principalmente se não tiverem uma dieta rica em fibras, por isso é importante comer alimentos ricos em fibras, independente de sua idade.

O elixir de inhame ajuda na diverticulose intestinal devido a seus poderes antiespasmódicos e anti-inflamatórios. Reduzindo as dores e caibras causadas pela condição na área inflamada.

Ajuda a clarear a pele:

Estudos indicam que o diosgenina presente no seu extrato pode ter efeito despigmentante. Isso significa que ele pode ajudar pessoas que sofrem de melasmas, melanodermatite e manchas hepáticas (lentigos solares ou senis).

Embora essas hiperpigmentações sejam causadas pela idade, exposição solar ou fatores genéticos, não passam despercebidas em pessoas vaidosas. Não confunda com manchas de melanoma (câncer de pele).

Potencial de regular glicose sanguínea:

Em estudos feitos em coelhos diabéticos, pesquisadores da Universidade da Nigeria descobriram que a dioscoretina presente no inhame tem potencial de abaixar os níveis de açúcar no sangue.

Alívio da artrite reumática:

Novamente seus efeitos anti-inflamatórios e antiespasmódicos ajudam pacientes que sofrem a doença a terem o alivio das dores.

Contraindicações e efeitos colaterais:

É contraindicado para:

  • Mulheres grávidas,
  • amamentando,
  • que estejam tomando anticoncepcionais que contém “Estradiol”,
  • que estejam em terapia de reposição hormonal,
  • que tenha sintomas alérgicos (manchas na pele, inchaço dos lábios ou língua, dificuldade em respirar, garganta inchada),
  • problemas hepáticos (fígado).

Se for o seu caso, consulte com um médico antes de iniciar o tratamento com elixir de inhame.

Efeitos colaterais notados em altas dosagens: náusea, irritação no trato digestivo.

Como tomar Elixir de Inhame?

É comum o extrato liquido de inhame ser administrado 3-4 vezes ao dia, entre 10 a 40 gotas.

Capsulas ou tabletes são ingeridos em dosagem de 1 a 2 capsulas, 3x ao dia.

Consulte no frasco do seu suplemento ou elixir de inhame Goulart para ver a dosagem recomendada, ou entre em contato com um herbalista/nutricionista.

Pensamentos finais, vale a pena?

beneficios

Com certeza o elixir de inhame (e o tubérculo em si) tem diversos usos e benefícios para a saúde. Porém, não existem dados científicos que comprovam seus efeitos em humanos. Embora nosso organismo seja similar aos de ratos e coelhos, ainda somos diferentes.

De qualquer forma, o inhame é utilizado como alimento há centenas de anos, por vários tipos de civilizações, inclusive os Astecas e nativos americanos. E estes sempre fizeram uso de remédios naturais invés de sintéticos.

Sendo assim, vale a pena experimentar o elixir de inhame. Caso esteja em dúvidas, consulte com um profissional da saúde ou nutricionista antes de fazer o uso.

COMPRE AQUI PELO MENOR PREÇO

Referência:

https://draxe.com/wild-yam/

Deixe uma resposta