Maca Peruana: Benefícios, Para Que Serve e Onde Comprar

Saiba tudo sobre a Maca Peruana, um super alimento!

peruvian ginseng para que serve

A Maca Peruana (Ginseng Peruano) está ganhando atenção da mídia e de pesquisadores recentemente. Proveniente do Peru está sendo tratada por médicos como um superalimento. Depois de descoberta todos os benefícios, ela se transformou também em suplementos e as vendas estouraram em todo o mundo.

Sua fama cresceu principalmente após estudos comprovarem que o extrato dessa raiz tem efeitos similares a um “viagra natural“. Além desse benefício, a maca também é rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes.

Há diversos motivos para ambos os gêneros experimentarem essa raiz dos andes. Confira agora tudo sobre ela!

O Que é e Para Que Serve a Maca Peruana:

O tubérculo crucífero da família Brassicaceae (rabanete, couve-flor, couve, brócolis, mostarda) tem origem na região dos Andes do Peru (1). É tradicionalmente usado na região como remédio natural para várias moléstias e também na culinária. Há indícios que ela tem sido cultivada no Peru por pelo menos 3000 anos e usada por ambos os gêneros e até em animais.

A parte comestível é a raiz, que variam em cor de branca ao preto. Todas elas têm as mesmas propriedades e são desidratadas antes de serem usadas para fazer o , que compõe também as cápsulas. Essa é inclusive a forma mais comum de consumi-la, já que elas só crescem em altas altitudes (> 4000m).

Indígenas e povos da região conhecem há muito tempo os benefícios. Porém, seu uso aumentou em vários países após a fama de aumentar a libido e combater a infertilidade.

A raiz de maca peruana (nome popular para lepidium meyenii) faz parte das ervas adaptógenas. Suplementos adaptógenos ajudam a reduzir principalmente os prejuízos causados pelo estresse, melhora a cognição e memória e permitem uma melhor adaptação emocional.

Além disso, estudos indicam que ela tem vários outros usos, como no tratamento e prevenção da anemia, síndrome da fadiga crônica, aumentar a energia e força, melhorar o desempenho atlética e memória. Mas não para por aí, confira agora todos seus benefícios.

beneficios da maca peruana

Benefícios da Maca Peruana:

Esses são os maiores benefícios para a saúde da raiz da maca. Experimentos científicos evidenciaram que maca é um superalimento, com alto valor nutritivo e eficaz no tratamento e prevenção de diversas doenças.

Houve um aumento de interesse das empresas farmacêuticas nos benefícios da planta. A exportação de maca do Peru aumentou de 1.4M em 2001, para 6.1M de dólares em 2010. E as pesquisas com a planta tem se mostrado bastante promissoras, veja abaixo alguns dos benefícios da maca peruana.

  • Energizante,
  • Propriedades que aumentam a fertilidade em ambos os sexos,
  • Regula disfunções sexuais, incluindo impotência sexual
  • Aumenta a libido sexual e testosterona,
  • Alivia problemas menstruais, menopausa e desbalanço hormonal em mulheres,
  • Balanceia a saúde mental e humor,
  • Reduz estresse, ansiedade e depressão,
  • Aumento na produção e mobilidade de espermatozoides em homens,
  • Ajuda no emagrecimento,
  • Age contra a diabetes,
  • Benéfica para o coração,
  • Reduz pressão sanguínea (1)
  • Auxilia no tratamento da anemia, leucemia, HIV, tuberculose
  • Aumenta a imunidade,
  • Previne a osteoporose,
  • Previne a hiperplasia prostática benigna HPB (próstata aumentada),
  • Melhora a memória e aprendizado,
  • Protege a pele contra raios ultravioletas,
  • Contém ácidos graxos e aminoácidos, que são essenciais para processos biológicos
  • e muito mais.

beneficios

Aumenta Libido (Desejo Sexual) em Homens e Mulheres

Desejo sexual baixo é “normal” em adultos, visto que a correria e o estresse do dia-a-dia levam vários casais a cessarem as relações sexuais. Por isso, fazer o uso de ervas e plantas afrodisíacas pode ser uma excelente maneira de elevar a libido. Estudos comprovaram sua eficácia em aumentar o desejo sexual em ambos os sexos (5)!

Aumenta a Fertilidade

Existem evidencias que a raiz de maca aumenta a fertilidade de homens (7, 8). O motivo principal é que ela causa um aumento na contagem e qualidade do esperma. Em uma revisão recente, foi mostrado que a maca ajuda tanto homem saudável quanto inférteis (9).

Alivia sintomas da Menopausa e Cólicas Menstruais

Mulheres que sofrem com menopausa e cólicas podem se beneficiar com seu uso regular. O declínio natural de estrogênio em uma certa faixa de idade, causa uma variedade de sintomas desagradáveis.

Em um de 4 estudos feitos com mulheres em menopausa, descobriram que a maca ajudou a aliviar sintomas da menopausa, como ondas de calor, mudanças de humor e sono interrompido (10).

Funciona no processo de emagrecimento

Embora 58% de 100gr dela seja constituída de carboidratos, a maca peruana não engorda. Por ser rica em fibras solúveis, ela aumenta a saciedade. Funcionando como um inibidor natural de apetite.

Melhora e Previne Mudanças de Humor

Faz parte das ervas adaptógenas. Esses flavonoides ajudam o corpo a reduzir o estresse causado pela ansiedade e sintomas de depressão (11, 12).

Aumenta a Força e Performance de Atletas

Muitos devem ter se perguntado porque um blog de hipertrofia estaria falando sobre maca peruana? E é simples, ela ajuda na hipertrofia, sendo comum seu uso entre bodybuilders e atletas.

Num pequeno estudo feito com 8 ciclistas, os mesmos conseguiram melhorar seu desempenho (reduziram o tempo para completar a prova) num trecho de 40km. Isso após 14 dias de suplementação com o extrato de maca peruana (13).

Quando Aplicado Sobre a Pele, Ajuda a Proteger Contra os Raios UV

Existem evidencias que aplicar o extrato de maca na pele pode ajudar a proteger contra raios ultravioletas (1, 14). O efeito protetor foi atribuído aos polifenóis antioxidantes e glicosilados (15).

Melhora o Aprendizado e Memória

Estudos mostram que ela pode também agir melhorando a performance do cérebro (1). Nativos da região andina a usam para melhorar o desempenho de suas crianças na escola (16).

Previne o Surgimento de Próstata Aumentada (HPB) e Câncer

O aumento da glândula da próstata, também conhecida como hiperplasia prostática benigna, é comum em homens (17).

Uma próstata aumentada pode causar diversos problemas para o homem. Como o aumento da vontade de urinar e até bloqueio parcial da uretra, causando dores ao urinar. As mesmas substancias que previnem o surgimento do HPB, também diminuem o risco do câncer de próstata (18).

Informações Nutricionais

A raiz de maca também é uma ótima fonte de carboidratos e proteínas, é baixo em gordura e contém ainda fibras. A informação nutricional da maca peruana contém ainda vitaminas e minerais essenciais, tais como vitamina C, cobre e ferro.

28 gramas contêm:

  • 91 calorias
  • 20 gr de carboidratos
  • 4 gr de proteínas
  • 2gr de fibras
  • 1gr de gorduras

Das vitaminas e minerais, contêm em % da dose diária recomendada pela OMS:

  • Vitamina C: 133%
  • Cobre: 85%
  • Ferro: 23%
  • Potássio: 16%
  • Vitamina B6: 15%
  • Manganês: 10%

Inclui também vários compostos encontrados na planta, como polifenóis e glicosinolatos (1, 2, 3).

Como Tomar e Dosagem

Graças aos estudos recentes, é fácil adiciona-la em sua dieta, sem perder seus benefícios. Fora de seu pais de origem, a forma mais comum de ser consumida é através de suplementação, em cápsulas ou em pó.

Pode ser tomado na forma de suplementos, ou em pó, adicionado em sucos, massas, barras de cereais, etc.

A dosagem recomendada de maca ainda não foi especificada. Porém, as dosagens usadas nos estudos variam de 1.5 a 5 gramas por dia.

Maca Peruana: Contraindicações e Efeitos Colaterais

Estudos têm mostrado que ela é geralmente segura de se tomar (19, 20, 21). Porém, nativos do Peru acreditam que consumir a batata maca fresca pode ter efeitos colaterais, sendo recomendado cozinha-la primeiro.

É contraindicado para pessoas com problemas de tireoide. Já que os goitrogênicos presentes nela, podem interferir com o funcionamento normal da glândula da tireoide. E esses efeitos podem se tornar aparentes caso você tenha disfunção da tireoide.

Mulheres grávidas ou amamentando também devem consultar com um médico antes.

Suplemento de Maca Peruana: Pó ou Cápsulas? Qual Comprar?

Ela funciona em ambas as formas, o que difere é a facilidade de encontrar cada tipo para comprar e comodidade.

Maca em cápsulas são mais populares devido a facilidade de sua posologia, e sem erros na hora da dosagem. 4 cápsulas diárias de um suplemento já é suficiente para aproveitar todos os benefícios.

A maca em pó (compre com desconto aqui) tem gosto marcante, como de uma mistura de noz com terra. Por isso, muitos dão preferência às capsulas. Você a encontra em casas de produtos naturais, ou pela internet.

Recomendamos Maca X Power 120 cápsulas (menor preço) ou BlueCaps  (mais informações e preço com desconto aqui).

Considerações finais

Os benefícios vão além de ser um poderoso afrodisíaco natural. Quanto mais fazem estudos, mais fica claro que existem remédios naturais que não conhecemos. Não sei se você irá comprar a maca peruana depois de conhecer tudo sobre ela nessa resenha. Eu não perdi tempo e já fiz meu pedido!

São muitas vantagens para a saúde de fazer o uso da raiz peruana. E você? Vai experimentar suplementar com ela também? Deixe sua resposta ou pergunta abaixo!

Obs.: Se for homem lendo esse artigo, e quer somente aumentar a libido sexual e tratar D.E., confira esse suplemento.

Referências:

https://examine.com/

http://www.vegkitchen.com

http://www.webmd.com/vitamins-supplements/ingredientmono-555-maca.aspx?activeingredientid=555