Legal

Exercícios Funcionais Para Emagrecer e Fortalecer o Corpo

Fortaleça seu corpo para tudo e emagreça no processo. Conheça os Exercícios Funcionais!

exercícios funcionais

Sabemos que hipertrofia muscular não é para todo mundo. Você pode até sonhar com um corpo definido e grande como o Arnold Schwarzenegger (ou no caso das leitoras, um corpo de panicat), mas é difícil. Veja bem difícil, não impossível.

Bodybuilders e modelos fitness gastam rios de dinheiro (dos patrocinadores) em nutrição e suplementos. O que a maioria das pessoas não tem acesso. Por isso, às vezes é melhor deixar essas ambições de lado para não terminar frustrado(a) e acabar desistindo de treinar.

Existem pessoas que conseguem ficar grande e com músculos definidos sem serem profissionais. Mas graças aos anos de treino, disciplina, dieta adequada e suplementação, e principalmente genética que facilita o crescimento muscular.

Treinos funcionais são ótimos para fazer em casa ou em praças. Mas antes você tem que saber quais são os melhores treinos funcionais para fazer em casa. Iremos citar os melhores para você criar sua rotina de exercícios caseiros, de acordo com seu nível de aptidão física.

Tenha mais força e resistência para efetuar as tarefas do dia-a-dia! Conheça agora tudo sobre exercícios funcionais e exemplo de uma rotina de exercícios de baixa e alta intensidade. Seja seu objetivo emagrecer, ou fortalecer/definir a musculatura.

O Que é Exercício Funcional?

o que e

Por definição são exercícios com um propósito (função). Movimentos funcionais do corpo humano incluem, agachar, andar, empurrar, puxar, correr, etc.

São exercícios que trabalham certos grupos musculares de uma vez. Ao contrário de exercícios de hipertrofia, que focam em um grupo muscular. A ideia é melhorar a performance para atividades diárias e atléticas.

A estimulação feita por esses treinos funcionais, causa um fortalecimento dos músculos que usamos com maior frequência. Ajudando não só na recuperação, mas também prevenindo lesões enquanto tonifica o corpo.

Se você é iniciante, comece com exercícios invés de circuitos, e dentre estes, os mais fáceis e com menos repetições.

Com o tempo, você irá adquirir resistência a esses exercícios. Pois, a musculatura adapta ao esforço que lhe é empregado.

Uma vez que esses exercícios estejam fáceis, procure maneiras de deixa-lo mais difícil. Alteres, caneleiras, elásticos e outros acessórios são excelentes ideias para incrementar e dificultar seu treino.

Treino Funcional Emagrece?

Pode ter certeza que emagrecem!

Se você fazer de forma correta e em alta intensidade (a maior que você conseguir).

São sem dúvidas os melhores exercícios para emagrecer em casa. E o melhor, precisa somente do peso do seu corpo (mas equipamentos ajudam muito!).

Treinos de alta intensidade (HIIT) como os funcionais, aumentam a queima de gordura. O que reflete na balança, e no espelho. Porém, é difícil dizer a quantidade exata de caloria que você perderá em uma seção de exercícios funcionais.

Não pense que é fácil e que não emagrece! Se você fizer tudo certinho, no final do treino precisará de uma toalha para enxugar o suor!

Treinamento Funcional: Benefícios

funcional

Além do treino funcionar emagrecer, ele oferece outros benefícios para quem o pratica. Iremos listar agora os principais benefícios dos exercícios funcionais:

  • Melhora a Postura: ajuda a corrigir má postura causada por maus hábitos, trabalho e rotina.
  • Queima de gordura, os exercícios de alta intensidade aceleram o metabolismo.
  • Tonificação e densidade muscular, desenvolvimento de músculos mais fortes e definidos.
  • Estabilidade, cada seção inclui tarefas de mobilidade, estabilidade do core, equilíbrio e força. Mantendo o corpo constantemente desafiado em todas as áreas.
  • Força no torso, são exercícios que ativam os músculos abdominais. Auxiliando a estabilizar a coluna contra forças externas, protegendo ela de lesões.
  • Comodidade, o corpo foi feito para estar sempre em movimento. Agora não ter tempo para ir à academia não é mais desculpa!

Atletas olímpicos, de MMA, golf, e outros esportes fazem diariamente treinamentos funcionais. Eles são essenciais para melhorar o relacionamento entre os sistemas nervoso e o musculoesquelético, além de prover padrões de movimentos mais rápidos e reativos.

O Melhor Circuito de Exercícios Funcionais Para Emagrecer

Para um exercício funcional emagrecer, ele deve trabalhar todo o corpo. Por isso, esses são os melhores treinamentos funcionais para perder peso. Escolhidos a dedo dentre centenas de outros, para você começar a sua rotina hoje mesmo!

Importante: Cada circuito equivale a um dia de treinamento, não é para fazer os 3 circuitos em um dia só! Descanse 1 dia entre um circuito e o outro.

Tempo: Recomendamos no mínimo 20 minutos em cada circuito. Ou seja, 1 minuto em cada exercício do circuito para queimar gordura. Com 1 min de descanso entre cada série.

Lembrando: 1 série = 5 exercícios (5 min de execução SEM PARAR). O descanso é só depois que terminar o 5º exercício.

Você deve fazer um mínimo de 4 séries para completar o circuito. Caso não tenha alteres ou similar em casa, confira essas ofertas.

Circuito I

Agachamento frontal com alteres

c11sh

Exercício padrão que trabalha todo o corpo, em especial pernas e glúteos.

Remada prancha com alteres

c12sh

Exercício que trabalha o corpo inteiro, mas focado no core e costas.

Flexão em T

c13sh

Faça a flexão normal, porém, ao final de cada movimento, levante um braço formando um T. Repita para os dois lados. (vide imagem)

Lenhador

c14sh

A) Segure os alteres com ambas as mãos e rotacione seu torso diagonalmente, como se fosse cortar lenha com um machado. Mantenha os pés paralelos.

B) Inverta o movimento. Repita de ambos os lados.

Pull-Up (Barra Fixa)

c15sh

Barra fixa é um excelente exercício, porém, esse é um exercício que só pode ser feito em academia.

Circuito II

Abdominal Prancha na Bola

c21sh

Fortaleça o torso com esse exercício completo. Uma bola terapêutica é acessório fundamental para exercícios funcionais. Por isso, compre uma, são baratas, confira o preço aqui.

Passada (afundo)

c22sh

Exercício que usa o peso corporal para fortalecer coxas, glúteos e posterior da perna.

Prancha seguida de flexão

c23ab

Faça a prancha normal por 30 segundos, e depois 30 segundos de flexões. Ou, para dificultar, faça o máximo que você conseguir de prancha, depois o máximo de flexões.

Estepe na cadeira (escolha uma que suporte seu peso!)

C24sh

Não tem segredo, é subir e descer da cadeira, colocando o peso corporal na perna apoiada na cadeira.

Burpee

c25sh

Faz parte do treinamento militar e trabalha todos os músculos do corpo. Se não o conhece, confira a imagem para aprender a execução.

Circuito III

Agachamento sumo

c31sh

Excelente para músculos adutores da coxa, equilíbrio e força. Veja como fazer abaixo:

Polichinelos

c32sh

Para quem não sabe, polichinelos são exercícios aeróbicos! E o melhor, fácil de fazer.

Flexões

c33sh

Flexão normal, faça o máximo que conseguir.

Corrida estacionária com elevação de joelhos

c34sh

Correr no lugar, um dos treinos mais antigos para aquecimento. Agora para ser usado na sua rotina funcional.

Deslocamento lateral (esquerda e direita)

c35sh

Mais parece um movimento de capoeira do que exercício. Assista o vídeo:

Esses foram alguns exemplos de exercícios funcionais para emagrecer. Lógico que existem mais, e com o tempo iremos atualizar essa página ou criar novos artigos com eles.

Conclusão

Agora você tem noção dos benefícios dos exercícios funcionais, e porque estão se tornando populares nas academias. Você pode fazer o mesmo, caso já tenha uma ficha de treino na sua academia, adicione a sua ficha de exercícios. Eles são importantes para preparar seu corpo para qualquer coisa. Adicionando um treino para hipertrofia e HIIT, você irá queimar gordura rápido!

Há mais para escrever do que você gostaria de ler sobre esse assunto. Felizmente, esse artigo sumariza bem tudo que você precisa saber sobre exercícios funcionais. Comente abaixo caso tenha outras dúvidas sobre o assunto, temos uma comunidade fera para ajudar!

 

 

Referências:

http://www.mensfitness.com/

http://mhunters.com

Comentários

comentários

Comments are closed.