Legal

Benefícios da Creatina no Aumento de Massa Muscular e Força

Saiba tudo sobre a Creatina, o suplemento mais popular em academias e competições!

creatina monohidratada

A creatina monohidratada é um dos mais poderosos suplementos para crescimento muscular. É aceito por diversos comitês como suplemento natural, não um anabolizante como muitos a consideram.

Creatina é um aminoácido normalmente encontrado em nosso corpo, 95% dele nas fibras musculares. A maior parte que consumimos é através da alimentação, em torno de 2 gramas por dia. O corpo também produz sua própria creatina no fígado através de outros aminoácidos.

Ela é um suplemento ergogênico (para construir músculos), e numerosos estudos comprovaram sua eficácia para esse fim.

“A creatina extra consumida é então ergogênica, porque ela ajuda gerar mais força durante exercícios intensos.”

Exercise & Sports Nutrition Laboratory

O que é a Creatina Monohidratada?

Para compreendermos o impacto dela no aumento muscular é necessário entender primeiro o que é. Como dizíamos, ela é um aminoácido (as pequenas partes que constituem as proteínas) produzido no fígado e rins.

A creatina resulta do consumo de carne e proteínas animais. Em termos de aspeto, é uma substância cristalina e sem cor.

Creatina em alimentos

Clique na imagem acima para ver em tamanho maior as quantidades encontradas em 100gr de alimentos de origem animal.

Agora, o que realmente importa: ela é necessária para que o tecido muscular possa produzir fosfocreatina, uma substância essencial para formar a adenosina trisfosfato. Por sua vez, a adenosina trisfosfato é a fonte de energia necessária para diversas funções, entre as quais é preciso referir a contração muscular.

A creatina forma células de fosfocreatina, que por sua vez formam reservatórios que facultam energia rápida. A fosfocreatina garante que os músculos voluntários e o sistema nervoso vão ter energia suficiente para o máximo desempenho.

Como a Creatina Ajuda no Aumento Muscular (Para Que Serve)

fisioculturista

Creatina ajuda bastante no crescimento muscular.

Compreendemos que a maioria de nossos leitores não está propriamente interessado em termos científicos sobre a importância dela no nosso organismo. A dúvida essencial é certamente: como a creatina ajuda no aumento muscular.

Ela contribui para que você tenha mais força, assim é possível levantar mais peso ou fazer mais repetições. Basicamente, com a ajuda dela você consegue ultrapassar seus limites e realizar um treino mais intenso.

A explosão de força que é sentida no momento do treino permite alcançar melhores resultados e construir mais massa muscular. É por esta razão que milhares de bodybuilders utilizam a creatina para ganharem músculos maiores.

A ação dela no nosso organismo pode ser descrita da seguinte forma:

Ela absorve a água que se encontra fora das células para o seu interior. Como consequência de possuírem uma maior quantidade de água em seu interior, as células incham. Esta é a principal razão pela qual ocorre um ganho de peso rápido.

A maior concentração de água no interior das células musculares provoca uma forte tensão muscular, que faz com que os músculos desenvolvam mais rapidamente durante o treino.

Tomar um suplemento de creatina ajuda a treinar com mais intensidade. Assim, você conseguirá aproveitar da melhor forma os exercícios anaeróbios. O resultado é o aumento da dimensão das fibras e fundamentalmente, o aumento da massa muscular.

Antes e depois creatina

Principais Benefícios e Como Tomar Creatina

A grande popularidade dos suplementos de creatina é justificada devido às inúmeras vantagens que esta substância produz no organismo de quem pretende alcançar um aumento muscular.1

As principais vantagens dela são:

  • Aumento da massa muscular. pois ela ajuda a conseguir músculos maiores e mais definidos;
  • Melhor performance atlética. Ao tomar esse suplemento você terá mais força para treinar. A melhoria de rendimentos não é apenas visível para quem faz musculação, mas também pode ajudar em corridas de velocidade ou mesmo na natação.
  • Menos doenças musculares. Consumir suplementos também contribui para evitar diversas doenças musculares.

Estes são os principais benefícios que pode alcançar com o consumo desse suplemento. Se estiver pensando em comprar um suplemento de creatina, garanta apenas que escolhe um produto confiável e de boa qualidade, o mais recomendado é a da marca Universal Nutrition (compare o menor preço).

Tomar Creatina antes ou depois do treino?

Muitos atletas iniciantes têm essa dúvida sobre qual o melhor período para tomar esse suplemento.

Um estudo foi feito pela Journal of the International Society of Sports Nutrition, com 19 bodybuilders separado em 3 grupos. Uns que tomaram antes, outros depois, e o 3º quando quisessem tomar. Ficou claro que tomar após o treino teve resultados um pouco melhores do que os outros.

Porém, a verdade é que a melhor maneira de tomar creatina, é quando quiser tomar. O estudo mostrou que ela ajuda no crescimento e força muscular, mas o tempo em que tomar não interfere de forma unânime os resultados.

A dose indicada ainda está entre 2-5 gr por dia, podendo tomar mais do que isso nos primeiros dias para ajudar saturar suas células. Mais do que isso você estará desperdiçando, já que será eliminado pelo corpo através da urina.

Efeitos Colaterais

Tomar creatina via oral nas quantidades e frequências recomendadas é de certa forma segura até 5 anos.

Existe uma preocupação com os efeitos a longo prazo que ela causa nos rins, fígado ou funções cardíacas. Embora uma relação entre superdosagem e esses efeitos não tenha sido confirmada, há efeitos colaterais causados pelo uso contínuo desse suplemento. Os efeitos colaterais mais comuns são:

  • Dor estomacal
  • Náuseas
  • Diarreia
  • Cãibras musculares
  • Desidratação
  • Ganho de peso (ela faz com que os músculos retenham água, não necessariamente você engorda com gordura)
  • Taquicardia
  • Dermatose pigmentada

A mistura de creatina com cafeína (encontrada em pré-treinos ou termogênicos), pode aumentar as chances de derrame (AVC). Bebidas alcoólicas e remédios com metabolismo no fígado também devem ser evitados durante o ciclo.

Não é recomendado que gestantes (ou que estejam amamentando), diabéticos, pessoas com problemas renais ou no fígado façam uso da creatina. Crianças podem fazer o uso, desde que recomendado e com acompanhamento de um médico.

Qual a Melhor Creatina?

Existem vários tipos a venda no mercado, monohidratada, micronizada, líquida, etc. Porém, a melhor creatina é aquela que você pode pagar e que faça o dever dela – aumente a massa muscular e lhe dê força para os treinos hipertróficos.

A melhor e mais comprada é a Creatina Universal (compre pelo menor preço), da Universal Nutrition. Com matéria prima importada e 100% confiável, é uma ótima opção para homens e mulheres, do iniciante ao avançado. Ele custa em torno de R$ 110 reais em lojas físicas, por isso compre pela internet, através do link indicado.

Quer mais dicas? Leia essa Dieta Para Ganho Muscular ANIMAL!

 

 

Referências:

  • Williams, Melvin H. (1998). The Erogenics Edge: Pushing the Limits of Sports Performance. Champaign: Human Kinetics.
  • Schwarzenegger, Arnold. (1998). The New Encyclopedia of Modern Bodybuilding. New York: Fireside.

Comentários

comentários

One Response to Benefícios da Creatina no Aumento de Massa Muscular e Força

  1. Rosangela 5 de novembro de 2015 at 13:21 #

    Tomo creatina como prescricao medica. Tenho miopatia congenita e tomo com orientacao do neurologista, alem de fazer pilates.

Deixe uma resposta